Fonte: http://www.medscape.com/
Vasectomia não aumenta o risco de câncer de próstata
Homens que consideram uma vasectomia não devem se preocupar que o procedimento aumentará o risco de câncer de próstata, dizem os pesquisadores.
Em uma revisão da pesquisa passada, eles encontraram um ligeiro aumento no risco de câncer de próstata entre os homens submetidos a vasectomia, mas o autor principal do estudo disse que o achado pode ser devido a outros fatores e não deve ser uma preocupação.
Os dados do final da década de 1980 sugeriram uma ligação entre a vasectomia e câncer de próstata subsequente. Havia alguma preocupação com a qualidade dessa pesquisa. Estudos mais recentes também produziram resultados mistos. “Foi realizado uma pesquisa para sintetizar tudo e fazer uma meta-análise para obter uma resposta unificada”.
Para a revisão, os pesquisadores analisaram a literatura médica e encontraram 53 estudos que examinaram a ligação entre a vasectomia e o risco de câncer de próstata.
No geral, os dados não sugeriram uma ligação entre a vasectomia e o câncer de próstata.
Os dados sugeriram que poderia haver um risco aumentado de câncer de próstata de 0,6 por cento devido à vasectomia, o que significaria que cerca de 0,5 por cento de todos os cânceres de próstata podem ser devidos ao procedimento.
Mas esse pequeno aumento não seria clinicamente significativo e não deveria dizer respeito a um homem que esteja considerando o procedimento de vasectomia. O aumento é tão pequeno que outros fatores não medidos e desconhecidos poderiam explicá-lo como historia familiar e tabagismo entre outros.
“A vasectomia é uma opção contraceptiva econômica, altamente eficiente e altamente acessível para homens”. As preocupações com o câncer de próstata não devem impedir os homens de considerar a vasectomia como opção para o planejamento familiar.
Opinião do CBU – Centro Brasileiro de Urologia:
Este estudo foi publicado na data de 18/07/2017 em um site médico muito respeitado e confiável.
Em nossa opinião o aumento da incidência nos casos de câncer de próstata nos estudos anteriores se justificava pelo fato do paciente submetido a vasectomia ter acesso ao médico urologista e como isso o diagnóstico era feito com maior frequência neste grupo. Sendo assim não há nenhum fator causal entre a vasectomia e o câncer de próstata.