Telefone:

(11) 3046-3690

WhatsApp:

(11) 3046-3690

Celular

(11) 94479-6009

Entenda melhor a relação da varicocele com a infertilidade masculina.

 A Varicocele é um dos distúrbios masculinos que mais se relaciona com as causas da infertilidade. Muitos homens, após receberem o diagnóstico acabam se sentindo inseguros e com medo de não poder ser pai. Leia a matéria completa e entenda os tratamentos indicados para esta condição.

O que é a Varicocele?

A varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares, conhecida popularmente como varizes testiculares. Recebe este nome por se assemelhar ao problema de varizes dos membros inferiores, que afeta muitas mulheres.  A dilatação ocorridas nas veias prejudica o fluxo sanguíneo local e com isso ocorrem malefícios a produção de espermatozóides.

As varizes escrotais costumam ser congênitas, por isso a maioria dos pacientes já descobre na adolescência, quando ocorre o seu surgimento. É comum pacientes com varicocele também sofrerem de varizes nas pernas ou hemorróidas, o que mostra a disfunção vascular sistêmica do paciente.

Quais os sintomas  e diagnóstico?

A varicocele costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto. Pode ser assintomática ou causar peso e dores na região. Esteticamente, o testículo afetado pode ter seu volume diminuído, o que é facilmente notado pelo médico Urologista em exame clínico. Se o especialista ainda tiver dúvidas quanto ao diagnóstico, o exame de ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido pode ser solicitado.

Prevenção e tratamento da Varicocele

Não é possível prevenir a doença, por estar ligada a fatores hereditários e predisposição pessoal. Recomenda-se, portanto, a detecção precoce para que a varicocele não haja por tanto tempo no organismo do paciente, podendo causar prejuízos a sua fertilidade. Sabendo que na maioria dos casos a varicocele começa a surgir no início da adolescência, reforça-se a importância de consultar um Urologista desde esta etapa da vida do homem.

O tratamento dependerá do grau da varicocele. Nos casos de graus II e III, em que a fertilidade já estará comprometida, pode ser necessária a microcirurgia para correção. O exame de espermograma servirá de apoio para demonstrar as evoluções quanto a produção de espermatozóides após o procedimento cirúrgico.

Consulte sempre um Urologista!

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.

Guardamos informações de visitas para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao clicar em “Concordar”, você concorda com nossa política de privacidade. Ler mais.