O principal foco de atuação e cuidado do urologista é o trato geniturinário, que engloba não apenas o pênis e os testículos, mas também rins, ureteres, bexiga, próstata e vesículas seminais.
O envelhecimento humano, por mais saudável que seja, passa por uma série de eventos que podem afetar a qualidade de vida, principalmente os referentes à saúde do homem.
Podemos citar cálculos urinários, infecções urinárias de repetição, disfunções sexuais e do desenvolvimento genital, incontinências urinárias e alguns tipos de tumores relacionados ao trato urinário e que se apresentam ao longo de todas as etapas da vida.
Elas são diagnosticadas, tratadas e acompanhadas pelo urologista. No entanto, os homens hesitam em procurá-lo por medo, desconhecimento e até preconceito.
Por que visitar o urologista?
Conheça os problemas e desconfortos diários que podem ser resolvidos com a ajuda dessa especialidade médica.
- Doenças da próstata;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- Infecção urinária;
- Sangue na urina: hematúria;
- Cálculo renal;
- Disfunção erétil (disfunções sexuais)
E outras!
Doenças da próstata
A Hiperplasia Prostática Benigna é uma delas e se caracterizada pelo aumento benigno da próstata. É uma doença extremamente comum e guarda relação íntima com o envelhecimento, de tal maneira que, por volta dos 80 anos, cerca de 90% dos homens podem ser acometidos por ela.
As DSTs
O desconhecimento e a falta do hábito da prevenção são os maiores aliados dessas doenças, que podem, em sua maioria, ser evitadas com medidas simples, como usar preservativo em todas as relações sexuais.
Infecções urinárias
Hábitos simples, como ingerir um volume de água razoável no dia a dia, evitar segurar a urina por longos períodos, urinar após a relação sexual e manter uma higiene genital adequada são fatores decisivos para tentar diminuir o aparecimento e a recorrência das infecções urinárias.
Hematúria
Existem diversos motivos que levam o paciente a urinar sangue, quer seja sangue vivo, com coágulos, de maneira intermitente, constante, só no início da micção ou durante toda ela. Tudo isso deve ser relatado ao urologista, que levará essas informações em conta ao diagnosticar a causa desse sangramento.
Cálculo renal
Para prevenir a formação de cálculos aumente a ingestão de água. Além disso, é recomendável moderar o consumo de sal e proteína animal e ingerir suco de limão com frequência.
Disfunção erétil
A manutenção da qualidade de saúde e de vida é de fundamental importância para evitar a disfunção erétil. O controle do sedentarismo, obesidade, colesterol, estresse, hipertensão arterial e do diabetes são imprescindíveis.
Para manter sua saúde em ordem, consulte sempre um Urologista!
Agende uma consulta com um dos especialistas do CBU ligando para (11) 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.