Saiba como é realizada a cirurgia para a retirada de cálculo renal.
Como os cálculos se formam?
Dentro dos rins existem cerca de 1 milhão de néfrons : estruturas que funcionam como filtros, descartando o que não serve para o organismo e reabsorvendo o que lhe é benéfico, principalmente água.
Quando há pouca ingestão de líquido, ocorre uma concentração maior das substâncias que podem formar o cálculo. Quando ingerimos sal, os rins trocam o sódio presente nele pelo cálcio, liberando uma quantidade maior dessa substância, que é a causadora de cerca de 50% das pedras.
A pedra pode permanecer dentro do rim ou descer para o canal que leva a urina à bexiga, chamado ureter. Ambos os casos provocam dores fortes, seja quando a pedra se movimenta dentro do rim, seja quando o canal se contrai tentando empurrar a urina para a bexiga.
Vídeo de retirada de Cálculo Renal
No vídeo a seguir, vamos assistir a uma cirurgia bem sucedida para a retirada de cálculo renal com implante de duplo J, realizada pela equipe cirúrgica do Centro Brasileiro de Urologia.
Dr. Mario Delgado apresenta o quadro clínico do paciente de 43 anos que procurou a clínica com queixa de cólica renal. A primeira providência foi realizar uma tumografia para estudo e assim, foi identificado que esse paciente tinha dois cálculos: um no ureter e outro dentro do rim. No dia da cirurgia, o Dr. Felipe coordenou a cirurgia para a retirada dos dois cálculos. Num primeiro momento, a equipe médica preparou uma sonda para localizar o cálculo através de uma câmera endoscópica. O cálculo foi localizado e fracionado com laser. Em seguida, foram retirados os fragmentos do cálculo do corpo do paciente. A partir do momento em que não existiam mais resíduos, a equipe pôde inserir o catéter duplo J. Essa técnica é realizada para acomodar o ureter e evitar a dor após o procedimento cirúrgico. O catéter é retirado no período de 10 a 30 dias depois da cirurgia.
Consulte sempre um Urologista!
Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.
Se desejar tirar dúvidas sobre a cirurgia de retirada de cálculo renal, agende já uma teleorientação sem custo.