Conheça as causas da Infertilidade masculina
Cerca de 15% dos casais não conseguem engravidar, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O problema é considerado quando o casal não consegue chegar a gravidez após um ano de tentativas, com sexo ativo, sem o uso de métodos anticoncepcionais.
Quando o casal apresenta este problema, ambos devem ser investigados, com o apoio de um médico Urologista e Ginecologista. Sabe-se que as causas são igualmente distribuídas entre os sexos e que também existem casos em que os dois indivíduos possuem problemas a serem tratados.
Causas da Infertilidade Masculina
Existem homens que nascem inférteis, por fatores genéticos e aqueles que se tornam inférteis por alguma doença, infecção ou estilo de vida. A caxumba é um dos exemplos de infecção que pode tornar o homem infértil e a varicocele (varizes na região escrotal) é a principal doença masculina causadora da infertilidade. Podemos citar outras causas como as infecções seminais, as obstruções do epidídimo, a criptorquidia (testículos fora da bolsa testicular), a falência testicular primárias e as disfunções hormonais.
Causas psicológicas e situações de estresse também podem atrapalhar as tentativas de engravidar. Nestes casos, o tratamento pode exigir a participação de um psicólogo ou psicanalista para atuar de forma eficaz no controle da ansiedade e emoções envolvidas no processo. Outros profissionais da área da saúde podem ser atrelados ao tratamento multidisciplinar, quando o problema está relacionado ao estilo de vida do paciente. Sabe-se que o tabagismo, o uso de drogas e medicamentos específicos e a obesidade são fatores que prejudicam a produção e a qualidade dos espermatozóides, podendo levar a infertilidade do homem.
Diagnóstico da Infertilidade Masculina
A maioria dos homens descobre seu problema de fertilidade no momento que deseja engravidar. Contanto, é recomendado, que antes mesmo deste período, de forma preventiva, o indivíduo procure o seu Urologista para investigação de sua capacidade fértil. Na consulta ao Urologista, o médico investigará o histórico do paciente, dados clínicos, exame físico e solicitará o espermograma. Este exame é capaz de contabiliza a quantidade de espermatozóides presente no sêmen.
Tratamento da Infertilidade Masculina
Existem diversos tratamentos possíveis, de acordo com a causa diagnosticada.
Muitas vezes, a infertilidade por ser revertida de forma simples, como é o caso da varicocele, em que o profissional ataca diretamente a causa, com a realização de uma simples cirurgia. As disfunções hormonais e problemas infecciosos também são corrigidos clinicamente.
Nem todo casal infértil passará por tratamentos complexos de reprodução assistida como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro (FIV). Geralmente, estas são as opções adotadas nos casos de desconhecimento da causa da infertilidade.
Se você deseja engravidar e está encontrando dificuldades, consulte um especialista.
Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para
3046-3690 ou
clique aqui e faça o
agendamento online.