Perder Urina não é Normal!

Perder Urina não é normal! Dia Mundial da Incontinência Urinária – 14 de Março

Os sintomas urinários como a incontinência, a vontade incontrolável de urinar à noite, o gotejamento e a urgência são indícios de que algo pode estar errado na bexiga ou na próstata. E infelizmente, muitos pacientes ignoram os sintomas e passam anos sem buscar ajuda médica.

Urinar assim é normal? Campanha da SBU!

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os sintomas e tratamentos das disfunções miccionais, a Sociedade Brasileira de Urologia criou a Campanha “Urinar Assim é normal?”

No dia 14 de Março é celebrado o Dia Mundial da Incontinência Urinária. No Brasil, 1 em cada 2 mulheres acima dos 40 anos possui incontinência urinária, enquanto 1 em cada 6 homens apresenta a disfunção. Consiste na perda involuntária de urina e pode ser um fator de constrangimento ao indivíduo, que acaba por modificar a sua vida social mediante o problema. É um problema que tem algumas possíveis causas. As mais comuns são:

Incontinência Urinária de Esforço:

Perda de urina ao tossir, espirrar, ou realizar qualquer outro esforço, como por exemplo a prática de atividade física. No caso deste tipo de incontinência, os principais fatores de risco são: ter muitos filhos, obesidade, tosse crônica e ter passado por cirurgias ginecológicas ou neurológicas previamente.

Incontinência Urinária de Urgência:

Vontade repentina de urinar, fazendo com que o indivíduo se direcione ao banheiro com urgência, provocando certos escapes de urina.

Diagnóstico e tratamento:

Os tratamentos para a incontinência urinária são diversos, tais como: a fisioterapia pélvica e mudanças comportamentais do paciente (forma de urinar e evacuar), medicamentos, equipamentos de alta tecnologia para fortalecimento da musculatura interna da pelve e também existem casos cirúrgicos.

Grande parte dos sintomas urinários são pouco diagnosticados, já que a maior parte dos brasileiros não procura o médico especialista.

Hoje em dia, esta queixa tem fácil tratamento e com excelentes resultados. Não deixe de procurar um Urologista se você apresenta os sintomas mencionados.

 Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.

Se desejar tirar dúvidas, agende uma teleorientação sem custo com um dos profissionais do CBU.