Pedras nos Rins durante a GRAVIDEZ é comum?

As pedras nos rins, litíase ou cálculo renal, é uma doença que acomete grande parte da população, em diferentes faixas etárias.

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por mudanças, mas será que isto afeta o surgimento da litíase renal?

O que ocorre durante a gestação?

Na gravidez, a mulher passa a produzir maior quantidade do hormônio progesterona e seu útero expande para o desenvolvimento do bebê. Estas mudanças provocam a dilatação das vias urinárias e o represamento da urina, o que aumenta a formação de cristais.

Felizmente, o corpo é sábio e atinge um autoequilíbrio. Enquanto a placenta produz uma substância que aumenta a formação das pedras, o organismo responde produzindo mais citrato, que faz o oposto: protege contra o surgimento dos cálculos.

Portanto, a mulher não tem maior propensão de formar cálculos unicamente pelo seu estado gestante. O fator hereditário e de estilo de vida pode sim afetar as chances.

Como proceder no caso de sintomas?

Os sintomas sugestivos à litíase renal na gestante são: dor aguda na região lombar, sangue na urina, infecção urinária e febre.

É importante compartilhar os sinais com o ginecologista pré-natal. Possivelmente, ele encaminhará a paciente ao Urologista, médico especialista.

Para chegar ao diagnóstico, o Urologista solicitará exames de urina, cultura e ultrassonografia.

A tomografia, geralmente utilizada para diagnosticar as pedras deve ser evitada em gestantes devido à radiação.

Tratamento para pedras nos rins

Por se tratar da gestante, o tratamento tende a ser mais conservador. A paciente é medicada e espera o tempo de eliminação espontânea dos cálculos.

Em alguns casos, será necessária a intervenção cirúrgica, feita por técnicas endourológicas e tomando todos os cuidados com o processo de anestesia.

Veja aqui um vídeo de como é feito o tratamento cirúrgico para calculo renal: https://www.youtube.com/watch?v=LqrlDgBrYwQ

A conduta será definida caso a caso, de acordo com o grau da dor, tamanho das pedras e dilatação do rim.

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.