Conheça os sintomas do câncer de bexiga e como tratá-lo
O câncer de bexiga atinge as células do órgão e se apresenta de algumas formas. Pode ser mais superficial, se limitando ao revestimento da bexiga. Ou, mais infiltrativo, e espalhar para órgãos e gânglios vizinhos. É mais comum em homens (6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Fonte: INCA – 2018 ), brancos, com idade avançada. Outros fatores de risco que podem ser mencionados são: o tabagismo e a exposição a componentes tóxicos, como os variados de petróleos (por exemplo as tintas).
O Câncer de Bexiga e o Tabaco
O hábito de fumar, inclusive de forma passiva, deve ser evitado rigorosamente. Segundo pesquisas norte-americanas, o tabaco associa-se a 60% dos cânceres de trato urinário do sexo masculino e 30% do sexo feminino. A chance de um tabagista ter câncer de bexiga é consideravelmente maior, quando comparado a um indivíduo que não possui o vício.
Sintomas do Câncer de Bexiga
É importante se atentar ao sinais deste tipo de câncer, tais como a presença de sangue ou eliminação de coágulos na urina, dor durante o ato de urinar e a necessidade freqüente de idas ao banheiro, mas sem êxito.
Ao sentir algum destes sintomas, é recomendando consultar um médico Urologista para que a investigação seja iniciada com o apoio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Na maior parte das vezes, estes sintomas não são causados pelo câncer de bexiga, mais é importante que eles sejam investigados prontamente.
Tratamento do Câncer de Bexiga
O tratamento deste tipo de câncer varia de acordo com o grau de evolução da doença. Pode ser retirado o tumor via uretra; retirar uma parte da bexiga; ou, retirá-la inteiramente. A radioterapia e a quimioterapia podem complementar os tratamentos, em casos mais avançados.
Busque ajuda. Consulte um Urologista.
Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.