Conheça mais sobre a disfunção erétil, problema comum em homens.
A disfunção erétil é considerada um dos tabus do universo masculino. É comum pacientes demorarem para procurar ajuda, ou até mesmo não se tratarem, por vergonha e preconceitos. Vamos falar sobre isso?
É importante saber que nem sempre a dificuldade de ereção é diagnosticada como disfunção erétil. Nos primeiros sinais, busque um médico Urologista para um diagnóstico correto. Sabe-se que 50% dos homens após aos 40 anos possuem a disfunção. Mas, não é rara entre jovens adultos.
Quais os sintomas da disfunção erétil?
Em certos pacientes ocorre uma demora para manter uma ereção duradoura ou mesmo a ereção é obtida, porém, não apresenta rigidez suficiente. Outras vezes, mesmo apresentando uma ereção adequada, ocorre a ejaculação precoce. O importante é buscar orientação médica assim que detectar algum destes sinais.
Quais as principais causas da disfunção erétil?
As causas podem estar relacionadas a:
– problemas neurológicos (principalmente no casos de pacientes que tiveram AVC)
– problemas circulatórios: as doenças cardiovasculares e metabólicas (colesterol elevado, diabetes) associadas ao tabagismo e sobrepeso, principalmente.
– problemas hormonais: distúrbios na tireóide e hipófise podem acarretar desbalanços hormonais, principalmente na testosterona, diminuindo a libido e a potência sexual.
– problemas anatômicos: aqueles desde o nascimento ou com a doença de peyronie (curvatura peniana), os quais possuem dificuldade na ereção.
– problemas psicológicos: os mais comuns, motivados pelo estresse, ansiedade e depressão.
Como tratá-la? Posso prevenir?
O tratamento da disfunção erétil dependerá diretamente de suas causas, podendo ser farmacológico (com medicamentos) ou apenas com aconselhamentos psicológicos. Em alguns casos pode ser necessário envolver outros profissionais como endocrinologistas e psicólogos, formando uma equipe mutidisciplinar.
Para todos os homens e tratamentos, indica-se a adoção de um estilo de vida saudável e equilibrado.
Consulte um Urologista.
Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.