Os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são massas duras, formadas nos rins, em um processo chamado LITÍASE RENAL.
Entenda em detalhes os tipos de cálculos e como se formam, clicando aqui!
Por que os cálculos renais são tão temidos?
A calculose renal e ureteral (quando as pedras estão no ureter) pode provocar fortes dores na lombar, e nas costas. A dor é intensa e costuma irradiar para o abdômen em direção à virilha.
Em casos extremos de dor, o paciente pode sentir náusea, sudorese, vômito e até febre.
O impacto da alimentação na formação de cálculos renais
Sim, a sua alimentação impacta na saúde de todos os órgãos do seu corpo. Inclusive, pode estimular a formação de cálculos renais.
Além da alimentação, fique atendo à doenças relacionadas!
Indivíduos com obesidade, diabetes e pressão alta, juntamente com os altos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, bem como, a resistência insulínica, tendem a formar mais cálculos.
O tratamento dos cálculos renais
– Estilo de Vida e Dieta
Mudanças no estilo de vida e na dieta fazem parte do tratamento do paciente que tem ou teve pedras nos rins.
Dietas ricas em frutas, vegetais sem oxalato, grãos integrais, baixo teor de gorduras ruins, carnes magras, nuts e alimentos com cálcio (sim, é mito a história do leite) devem ser adotadas. E, claro, alta ingestão de água!
E o que deve ser evitado? Alimentos ricos em oxalato e sódio: sal, de proteínas (principalmente carnes gordas), tomate, espinafre, cacau, nozes, pimenta e chá.
– Remoção dos Cálculos
A observação é indicada para pacientes pouco sintomáticos e com cálculos muito pequenos em pacientes que costumam eliminar cálculos renais.
Mas independente do tamanho do cálculo se você tiver dor intensa, infecção de urina ou piora da função renal o procedimento para a remoção do calculo é a melhor opção.
Em caso de sintomas moderados, agende uma consulta imediata com o seu Urologista. E, nos casos de dor forte, procure um Pronto Socorro.
A dor intensa da cólica renal ocorre devido à obstrução ureteral pelo cálculo e com a produção de urina pelo rim ocorre a dilatação da via urinária e é esta dilatação que causa muita dor!
O que fazer em caso de cólica renal?
–Procure o pronto socorro sempre! A cólica renal é uma dor muito forte e apenas a analgesia pode não ser suficiente pois em alguns casos a dor só melhora após a redução da dilatação.
O que eu posso fazer até chegar ao pronto socorro?
– Reduzir o consumo de líquidos!!!! Quanto mais líquidos o paciente beber, mais urina ele produzirá e maior será a dilatação, aumentando a dor!
– Manter o jejum (não comer nem beber);
– Compressa quente na região lombar do lado da dor;
– Medicamentos indicados pelo urologista como anti-inflamatórios e analgésicos (a escolha do anti-inflamatório e do analgésico vai depender de uma avaliação médica pois para cada paciente existe um medicamento indicado).
A nossa equipe conta com Cirurgiões-Urologistas e Médico Nefrologista, prontos para atendê-los em ambiente clínico e ou dentro do Hospital Santa Paula.
Informações de contato, clique aqui