A infecção urinária é causada, normalmente, pelas bactérias do trato urinário, principalmente por germes que vêm do intestino. Mas quando essa infecção acomete a bexiga chamamos de cistite e quando afeta os rins é pielonefrite.
Para prevenir a infecção de urina, ter hábitos de vida saudáveis, boa higiene e beber muito líquido são fortes aliados.
Muitas vezes, essa infecção passa despercebida e o corpo consegue combater sozinho. No entanto, quando surgem sintomas como ardor e dor ao urinar, deve-se procurar o médico e iniciar o tratamento imediatamente.
Confira, abaixo alguns mitos e verdades sobre a infecção urinária:
1. Urinar depois de ter relação sexual é saudável – VERDADE
Durante o sexo, o corpo entra em contato com várias bactérias. Como consequência, elas podem entrar no canal urinário masculino e feminino. E, pela urina, o organismo remove as possíveis bactérias que se acumulam durante a relação.
2. Ardor ao urinar sempre indica infecção urinária – MITO
Segundo estudos, apenas 20% dos motivos de dor e ardor estão relacionados à infecção urinária. Esse sintoma pode estar relacionado a infecções ginecológicas, irritações ou traumatismo local.
3. Segurar urina faz mal – VERDADE
Reter urina favorece a proliferação das bactérias da flora local, podendo causar infecção.
4. Cafeína e álcool não influenciam na contaminação – MITO
O consumo desses itens ajuda a enfraquecer o sistema imunológico e faz com que a defesa do organismo esteja mais suscetível a infecções.
5. Usar roupa de banho molhada por muito tempo favorece o surgimento da infecção urinária – VERDADE
Peças molhadas, como biquíni e bermudas, aumentam as chances de contaminação. E isso acontece por conta da proliferação das bactérias agressoras que é facilitada no trato urinário.
6. Calça apertada causa infecção urinária – MITO
O problema não é se a roupa é justa ao corpo, mas sim o quanto elas favorecem a transpiração ou não. Tecidos de algodão proporcionam a respiração das partes íntimas e favorecem a ventilação ideal.
Se você possui qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure um médico Urologista.
Para agendar uma consulta com um dos profissionais do CBU ligue para 3046-3690 ou clique para fazer o agendamento on-line.