Impotência Sexual, será o meu caso?

Entenda melhor sobre a impotência sexual e seus sintomas.

A impotência sexual é um termo que abrange todo e qualquer problema do homem que prejudique sua vida sexual. Geralmente, este problema está relacionado ao sua capacidade de ereção, e recebe o nome de disfunção erétil.

Causa e Sintomas da Impotência Sexual

A impotência sexual ou disfunção erétil pode ser causada por motivos emocionais ou fisiológicos. Apenas 30% dos homens apresentam alguma disfunção vascular, hormonal ou na própria anatomia do pênis (doença de Peyronie). Sabe-se que as drogas, o álcool e o cigarro (principalmente) causam impotência.

A grande maioria dos casos tem razão emocional. O pênis e sua ereção são parte de um relacionamento entre duas pessoas. Portanto, a disfunção sexual esbarra na sexualidade do indivíduo e deve ser tratada considerando seus sentimentos e emoções. O cérebro pode deixar de estimular a ereção ao ser bloqueado por hormônios movidos pelo medo, ansiedade, angústia e outras sensações negativas.

Alguns sintomas da impotência sexual são:

– dificuldade de ereção ou ereção parcial (menos rígida e mais flácida)

– diminuição das ereções espontâneas ao acordar

– ejaculação mais rápida que o regular

– doença vascular periférica

Diagnóstico e tratamento da disfunção erétil

O diagnóstico da disfunção depende primeiramente da iniciativa do indivíduo em buscar ajuda médica. Este processo costuma ser longo e penoso para muitos deles, já que se sentem constrangidos e deprimidos. Portanto, o primeiro passo é buscar ajuda. Sem receios ou vergonhas. Encarar como qualquer outra disfunção que seu organismo possa ter. Contar com o apoio da parceira e manter uma conversa transparente são fatores fundamentais para o relacionamento não ser contaminado.

Em consulta, o Urologista irá investigar se as causas são emocionais ou orgânicas. No primeiro caso, podem ser envolvidos psicólogos e psiquiatras no tratamento. Já nas causas orgânicas, o tratamento é medicamentoso ou cirúrgico, realizado pelo próprio Urologista.

Busque ajuda. Consulte um Urologista.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Felipe Delgado, clicando aqui.