Entenda a diferença entre a fimose, parafimose e balanopostite e saiba o que fazer em cada um dos casos.
A fimose é uma condição bastante comum entre homens de todas as idades, mas principalmente na infância. A seguir, te explicaremos a definição de cada uma das complicações.
FIMOSE
A fimose é o excesso de pele que cobre o pênis e dificulta a exposição da glande (cabeça do pênis). Pode ocorrer desde o nascimento ou surgir em uma outra fase da vida do homem. Esta condição, assim que identificada, precisa ser tratada, já que pode se transformar em uma complicação maior, como inflamações e infecções locais, dores e até mesmo aumenta-se a chance de desenvolver DSTs e câncer de pênis.
O tratamento da fimose, na maioria dos casos, é cirúrgico, em que é retirada esta pele prepucial incoveniente.
PARAFIMOSE
A parafimose é praticamente o oposto da fimose, pois ocorre quando o indivíduo é capaz de expor a sua glande, porém não consegue retornar com o pênis em suas condições normais. Precisa ser tratada de forma rápida, já que o anel fimótico pode causar um estrangulamento da glande. É considerada uma urgência médica, pois quando a glande está pressionada, prejudica-se a circulação sanguínea local, podendo comprometer as funções do órgão. No hospital, o paciente será submetido a manobras manuais, ou em últimos casos, a cirurgia para recorte da pele.
Uma das principais causas da parafimose é a tentativa de massagear o pênis para tratar a fimose. Por isso, não é recomendado nenhum tipo de exercício no tratamento.
BALANOPOSTITE
A balanopostite é uma infecção que ocorre na glande (cabeça do pênis) e no prepúcio. Pode causar mau cheiro, vermelhidão, inchaço e dor local. Geralmente é causada por fungos e seu tratamento é composto de cremes tópicos com corticóide associados a medicação oral (antifúngicos e/ou antibióticos).
A principal forma de evitar a balanopostite é realizando a cirurgia de fimose. Em alguns casos, mesmo que o paciente não apresente a fimose, pode ser indicada a cirurgia para retirada da pele prepucial.
Em caso de sintomas e dúvidas, consulte SEMPRE um Urologista.
Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.
Se desejar tirar dúvidas, agende uma teleorientação sem custo com um dos profissionais do CBU.