DSTs – Esteja atento neste CARNAVAL!

Carnaval é época de festa, dança e curtição! O nosso alerta é em relação a contração das DSTs. Em meio a tanta empolgação, os foliões podem se esquecer do preservativo e terem relação sexual sem proteção.

Conheça melhor os riscos envolvidos e esteja atento neste feriado e sempre!

O que são as DSTs?

As DSTS, Doenças Sexualmente Transmissíveis, são causadas por diferentes vírus, bactérias e outros microorganismos e podem ser transmitidas por diversas vias. Durante o sexo (inclusive o oral), o beijo, ferimentos e machucados, bolhas ou verrugas e até mesmo compartilhando objetos de uso pessoal, como toalhas, batons, seringas.

Tipos de DSTs:

As DTSs podem ser desde as mais comuns e baixo risco como o Herpes e o HPV, passando por doenças como: Clamídia, Gonorréia, Sífilis, Tricomoníase, Aids e etc.

A maioria das DTSs não apresentam sintomas em homens e mulheres, e por isso, muitos pacientes contraem os vírus e nem se dão conta.

DSTs ou ISTs?

Nos últimos anos, o termo IST, Infecções Sexualmente Transmissíveis, tem sido utilizado em substituição ao termo DSTs. Esta troca surgiu para evidenciar a possibilidade de um indivíduo ter uma das doenças, não ter ciência, por não apresentar sinais ou sintomas e ainda sim transmitir a infecção.

Como prevenir e diagnosticar?

A principal forma de transmissão das ISTs são pelo sexo (vaginal, anal e oral).

Pelo fator assintomático das DSTS, é muito importante ir ao médico e realizar exames caso tenha feito sexo desprotegido. Algumas destas doenças, quando não diagnosticas e tratadas rapidamente, podem levar a morte.

Em caso dúvidas ou sintomas, consulte um médico especialista. É importante lembrar a importância de repetir exames com certa periodicidade. Alguns vírus demoram a ser identificados, já que para isso é preciso aguardar o tempo do organismo iniciar a produção de anticorpos.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.