Mais de 50% dos casos de câncer em homens são localizados na próstata, rins e na bexiga. As chances de cura são bastante elevadas no caso de detecção precoce.
Saiba mais sobre cada um deles e como se prevenir.
Câncer de Próstata:
O câncer de próstata é considerado um câncer comum e por isso é assunto entre muitos homens. Este câncer que ocupa a posição do 2° mais incidente no sexo masculino ocorre mais freqüentemente em indivíduos da terceira idade, acima dos 65 anos.
Como a maioria dos cânceres, a fase inicial é silenciosa e assintomática. Devido ao crescimento da glândula, seja por um tumor benigno ou maligno, o paciente pode sentir dificuldade de urinar, necessidade de urinar muitas vezes de dia e durante a noite, diminuição do jato ou presença de sangue na urina. Na fase avançada, este câncer pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.
Câncer de Bexiga:
O câncer de bexiga atinge as células do órgão e se apresenta de algumas formas. Pode ser mais superficial, se limitando ao revestimento da bexiga. Ou, mais infiltrativo, e espalhar para órgãos e gânglios vizinhos. É mais comum em homens (6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Fonte: INCA – 2018 ), brancos, com idade avançada. Outros fatores de risco que podem ser mencionados são: o tabagismo e a exposição a componentes tóxicos, como os variados de petróleos (por exemplo as tintas).
É importante se atentar ao sinais deste tipo de câncer, tais como a presença de sangue ou eliminação de coágulos na urina, dor durante o ato de urinar e a necessidade freqüente de idas ao banheiro, mas sem êxito.
Câncer de Rim:
O câncer de rim é o terceiro mais frequente do aparelho genitourinário e representa aproximadamente 3% das doenças malignas do adulto. O câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens que nas mulheres.
De 6% a 10% dos pacientes apresentam dor no flanco, sangue na urina e massa abdominal palpável. No entanto, a forma mais frequente de diagnóstico são os achados incidentais em exames de rotina como a ultrassonografia do abdômen.
O diagnóstico definitivo da doença é feito por meio da ultra-sonografia e da tomografia computadorizada do abdômen.
Prevenção:
Por ser uma doença silenciosa, é muito importante a visita regular a um Urologista para realização de check up. No caso do câncer de próstata, a investigação será feita com exames clínicos (toque retal), laboratoriais (exames de sangue com dosagem de PSA) e radiológicos.
O hábito de fumar, inclusive de forma passiva, deve ser evitado rigorosamente. Segundo pesquisas norte-americanas, o tabaco associa-se a 60% dos cânceres de trato urinário do sexo masculino e 30% do sexo feminino. A chance de um tabagista ter câncer de bexiga é consideravelmente maior, quando comparado a um indivíduo que não possui o vício.
Ainda relacionado ao estilo de vida, álcool em excesso, sobrepeso, sedentarismo e hipertensão são fatores de risco para diversos tipos de câncer urológico. Não se esqueça também de levar em conta o histórico familiar. Nestes casos, buscar um médico de forma preventiva, é fundamental@
O diagnóstico precoce de todo e qualquer tipo de câncer possibilita melhores chances de cura.
Consulte SEMPRE um Urologista.
Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento online.
Se desejar tirar dúvidas, agende uma teleorientação sem custo com um dos profissionais do CBU.