As 5 principais dúvidas sobre a Cirurgia de Vasectomia

A cirurgia de Vasectomia é mais simples que muitos dos homens imaginam. Confira abaixo as principais dúvidas sobre o tema.

1- Como escolho o médico para fazer a minha cirurgia de Vasectomia?

O profissional escolhido deve ser um médico Urologista, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) e na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Estas informações podem ser conferidas acessando o site http://portal.cfm.org.br/

Importante também você se identificar com o perfil do profissional e pesquisar sua experiência na realização da cirurgia de vasectomia. Desta forma, ele te transmitirá tranquilidade cirúrgica e uma boa orientação pós-operatória.

2-Onde posso realizar a minha cirurgia de Vasectomia?

A cirurgia de Vasectomia geralmente é realizada em centro cirúrgico ambulatorial adequadamente equipado, sem necessidade de internação hospitalar e com profissionais qualificados. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a vasectomia seja feita apenas por profissionais que também sejam qualificados para realizar a cirurgia de reversão de vasectomia.

3-Quem pode fazer a cirurgia de Vasectomia?

De acordo com a Lei brasileira do Planejamento Familiar, podem fazer a cirurgia de vasectomia homens que tenham dois ou mais filhos vivos ou homens maiores de vinte e cinco anos de idade, que tenham manifestado o desejo de fazer a cirurgia há mais de 2 meses. A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e praticamente indolor, mas o paciente deve saber que se trata de um método anticoncepcional definitivo. Mesmo existindo a possibilidade de fazer a reversão da vasectomia, não há 100% de sucesso para recuperar a fertilidade com este ou outros tratamentos.

4-A cirurgia de Vasectomia modifica a potência sexual do homem?

NÃO! O procedimento apenas interrompe o canal deferente presente na bolsa escrotal, distante dos nervos e artérias utilizados na ereção masculina. Vale lembrar que o pênis e os testículos não são envolvidos na cirurgia de vasectomia.

5-O procedimento é doloroso? Vou sentir dores após o efeito anestésico?

A cirurgia da vasectomia é feita com anestesia local na bolsa escrotal. Antes de aplicar a anestesia, utilizamos um gel anestésico para amenizar o desconforto da aplicação, tornando o procedimento praticamente indolor. Após a cirurgia orientamos fazer compressas com gelo e usar medicamentos analgésicos caso o paciente tenha desconforto local.

Deseja saber mais informações? Agende já uma consulta com o Dr. Felipe Delgado, clicando aqui.