Características da terceira idade
Você sabia que muitos homens chegam à terceira idade gozando de mais saúde e disposição do que alguns com uma idade cronológica mais baixa?
Sim, é verdade! No entanto, isso depende de alguns fatores. Não é incomum que homens em fase de envelhecimento apresentem queixas relacionadas ao avançar da idade. São manifestações que trazem desconforto e diminuem sua qualidade de vida na terceira idade.
Cansaço, falta de concentração, esquecimento, perda de força muscular, disfunção erétil, perda da libido, entre outras, podem estar relacionadas ao Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, popularmente chamado de “andropausa” ou “menopausa masculina”.
Esse distúrbio é uma das características do envelhecimento do homem e se relaciona à diminuição da testosterona, o hormônio sexual masculino.
O hormônio masculino
A testosterona é produzida nos testículos através de células estimuladas por hormônios da hipófise, uma glândula localizada no cérebro.
A importância da testosterona é quase indescritível na vida do homem. Na puberdade, é a principal responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos, fazendo com que o pênis cresça, a próstata se desenvolva, os pelos do corpo aumentem e a voz engrosse.
A testosterona também é um dos principais atores no processo de ativação e produção de sêmen, primordial no processo reprodutivo.
Ao longo dos anos, é ela que colabora para a manutenção da massa muscular, do tecido ósseo e até mesmo para o bom humor masculino.
O declínio da testosterona e suas implicações
De maneira genérica, a testosterona começa a apresentar um declínio por volta de 40 anos de idade. Entre os 40 e 50 anos, aproximadamente 10% dos homens apresentam níveis anormais de testosterona. Esse percentual chega a 30% em homens mais maduros (dos 50-59 anos).
Entre 60 e 69 anos, a diminuição dos níveis de testosterona sobe para 40%. Após 70 anos, até 50% dos homens podem apresentar testosterona em 16 níveis subnormais, com algum tipo de implicação que justifique tratamento para amenizar os efeitos do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino.
Apesar da diminuição da testosterona atingir praticamente todos os homens quando chegam à terceira idade, nem todos apresentam sintomas que justifiquem um tratamento à base de terapia de reposição hormonal.
Porém, como há riscos associados a esta intervenção terapêutica, é importante consultar um urologista para tirar suas dúvidas e orientá-lo sobre o assunto.
Para agendar uma consulta com um dos urologistas do CBU, clique aqui.