Pessoas que sofrem com pedra nos rins sempre ficam em dúvida nos momentos de crise: é cólica renal ou dor nas costas?
Entenda a diferença
Isso acontece porque como os rins estão localizados na parte de trás e sob as costelas, pode ser difícil identificar exatamente de qual ponto exato vem a dor.
No entanto, a localização, o tipo e a intensidade dos sintomas podem ajudar a descobrir qual é a fonte da dor.
Veja a seguir, como identificar corretamente uma crise causada por pedra nos rins com algumas dicas.
Pedra nos rins X dor nas costas
Os rins são os responsáveis por filtrar resíduos e toxinas da corrente sanguínea, o que os torna mais suscetíveis a infecções e danos. Sendo assim, o excesso de cálcio, oxalato e fósforo podem se acumular nos rins e formar cálculos renais, responsáveis por causar dor intensa ao se deslocarem ou causarem um bloqueio.
Além disso, a cólica renal pode ser causada também por infecções do trato urinário e traumatismos nos rins.
A principal diferença entre a dor nas costas e a dor causada por cálculo renal é que o ponto focal da primeira costuma ser na região lombar. Nesse caso, preste atenção na sua postura e se tem o hábito de ficar sentado ou em pé por muito tempo. Certas condições médicas, como artrite, osteoporose e infecções, também podem causar dores nas costas.
Reconhecer a diferença entre dor nas costas ou aquela causada por pedra nos rins ajuda na hora em que você vai buscar ajuda especializada.
Como identificar a dor nos rins
A dor causada por pedra nos rins é frequentemente causada pela movimentação dos cálculos ou por uma infecção na região. Se a dor vem do seu rim, ela terá essas características:
Localização
A cólica renal é sentida nos flancos que ficam entre a parte inferior da caixa torácica e os quadris. Geralmente ocorre em apenas um lado do corpo, mas em alguns casos o paciente pode sentir dor em ambos os lados. A sensação também pode ser que a dor está vindo do fundo do corpo.
Radiação
A dor causada por pedra nos rins pode irradiar para outras áreas do corpo, como laterais, abdômen, virilha e coxa.
Intensidade
Na maioria das vezes, a dor sentida em uma crise causada por cálculo renal será constante. Mas pode aumentar de intensidade e dar a sensação de pontadas mais intensas quando a pedra se move. Já a dor derivada de uma infecção geralmente é mais suave.
Sintomas indicativos de pedra nos rins
A presença de cálculo renal também pode ser notada pela presença de outros sintomas, como:
– Urina turva, de coloração escura ou com sangue;
– Dor ao urinar;
– Necessidade persistente de urinar, mesmo que saia pouco ou nada;
– Náusea;
– Vômito;
– Febre;
– Tontura;
– Fadiga.
Quando marcar seu check-up médico
Um quadro de pedra nos rins não costuma ocorrer de um dia para o outro. Então, manter uma rotina de check-up médico periódico ajuda a proteger a saúde de um modo geral e não só dos rins.
Além disso, é preciso estar atento a fatores como obesidade, ingestão excessiva de sódio e cálcio, além do consumo de água inferior a 2 litros/dia, que aumentam os riscos de desenvolvimento de pedra nos rins.
Em muitos casos, é possível contornar o mal-estar com repouso, terapia de calor e analgésicos. Mas é importante que pessoas com sintomas de pedra nos rins ou infecção procure atendimento médico.
Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre cálculo renal, agende uma teleorientação, pelo nosso site. Ou se preferir, solicite uma consulta com os urologistas do CBU.
Informações de contato, acesse aqui!