Todo homem tem fimose e um dia precisará operar?

Saiba mais sobre a fimose e seus tipos de tratamento

A fimose é um assunto extremamente comum dentro da saúde urológica masculina. Sua característica principal é a presença do excesso de pele prepucial impedindo que o indivíduo consiga expor a glande de seu pênis para fora causando dor e fissuras nesta pele, comprometendo muito a vida sexual e higiene local.

 

É normal todo homem ter este excesso de pele?

Todo homem nasce com uma pele que recobre a glande (que não necessariamente é diagnosticada como FIMOSE). Normalmente, ela é aderida na glande. A medida que a criança cresce, esta pele vai se soltando.

A aderência da pele, quando esta não solta totalmente, pode ser resolvida com pomada local ou microcirurgia, no caso de um grau muito leve de fimose.

Diagnóstico de Fimose

O diagnóstico da fimose se dá quando a glande não pode ser exposta já que existe uma espécie de “anel” que impede a exteriorização da glande. Estes casos são cirúrgicos.

Intervenção cirúrgica: postectomia

A cirurgia de Fimose, também conhecida como postectomia, é a forma mais adequada de tratar a fimose do adulto. É considerada como um tratamento definitivo, pois além de retirar o anel fibrótico, também é retirado o excesso de pele.

E o que acontece se o paciente não trata a fimose?

Importantíssimo os pais saberem que a massagem no pênis não ajuda a pele soltar, pelo contrário, pode causar inflamação local.

A fimose pode causar sintomas em alguns pacientes, entre eles: dor ao urinar, ardência, acúmulo de secreções, inchaço, dor e desconforto durante as relações sexuais e ejaculação precoce.

Ao eliminar esta condição, o paciente terá uma melhor higiene local, além de possibilitar uma vida sexual mais satisfatória.

A cirurgia de fimose afeta a vida sexual do homem?

Afeta positivamente! Não são feitos cortes ou injeções na glande. Após o procedimento ocorre a redução do excesso da sensibilidade da glande, postergando o tempo para ejaculação na relação sexual. Muitas vezes esta redução do excesso da sensibilidade após a cirurgia já é o tratamento da ejaculação precoce.

DICA

Não é indicado fazer “exercícios ou massagens” para ajudar a “abrir” o anel da pele, pois isto pode causar microtraumatismos com dor, inflamação local e até sangramentos, e a cicatrização pode agravar o estreitamento da pele.

No CBU, realizamos a cirurgia de fimose em nossos centros cirúrgicos, equipados e estruturados para oferecer segurança e conforto ao indivíduo.

Esta cirurgia pode ser feita com anestesia local ou sedação.  O Centro Brasileiro de Urologia dispõe de serviço de anestesia para os pacientes que preferem realizar o procedimento dormindo.

Para agendar uma consulta com um dos Urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento on-line.