Sangue no esperma – O que fazer?

Um dos sintomas que mais assusta o homem é o aparecimento de sangue no esperma. Essa queixa atinge homens das mais variadas faixas etárias e a grande maioria deles procura o médico rapidamente porque sempre relaciona a presença de sangue no esperma com doenças muito graves.

Causas do sangue no esperma

As causas mais frequentes de sangue no esperma são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino. Porém, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata ou problemas mais graves, como doenças sexualmente transmissíveis ou câncer, por exemplo.

Hipertensão arterial, doenças crônicas do fígado e uso de medicações anticoagulantes como um simples AAS infantil diariamente podem também ser responsáveis pelo sangramento no esperma.

Mas é preciso salientar que a maior parte dos casos não está relacionada a tumores ou patologias que necessitam de operações.

Considerando a ordem de importância, a hipertensão arterial e as inflamações da próstata costumam ser as duas principais causas do sangramento no esperma.

Embora a presença de câncer não seja uma causa frequeente de sangramento, sempre devemos pesquisar, principalmente após os 40 anos de idade.

Quando uma avaliação médica é necessária

Confira, a seguir, os sinais de alerta:

– Sangramento com duração superior a um mês;

– Um tumor que pode ser sentido no escroto;

– Viagem a uma região onde a esquistossomose é prevalente.

Homens que têm sinais de alerta devem consultar um médico.

Os homens que não têm sinais de alerta e têm menos de 35 anos não precisam de urgência, a menos que tenham outros sintomas, como dor no escroto, na virilha ou dor durante a micção.

Os homens que não têm sinais de alerta e tiverem mais de 35 anos devem consultar um médico.

O que o médico faz?

Primeiramente, o médico faz perguntas sobre os sintomas do homem e o histórico médico.

Em seguida, realiza um exame físico. O que ele identifica no histórico e exame físico frequentemente sugere uma causa para o sangue no esperma e os exames que podem ser necessários.

O que o médico pergunta?

  1. Quando notou o sangue pela primeira vez?
  2. Você fez recentemente uma biópsia da glândula prostática?
  3. Apresenta algum sintoma que possa sugerir uma infeção do trato urinário (por exemplo, sangue na urina, dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo de urina, queimação durante a micção ou uma secreção do pênis)?
  4. Você tem tendência a sangrar excessivamente ou um distúrbio que cause sangramento?
  5. Você tem um distúrbio na próstata (por exemplo, hiperplasia prostática benigna)?

O objetivo do médico é diferenciar um sangramento benigno de uma possível doença mais grave.

Tratamento

O tratamento é direcionado para a causa, se conhecida. Frequentemente, não é necessário nenhum tratamento e o sangue some por si mesmo.

Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre sangue no esperma, agende uma teleorientação, pelo nosso site clicando aqui!