O HPV e as verrugas genitais

O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é uma infecção sexualmente transmissível que, muitas vezes não causa sintomas, mas pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres. Essas verrugas podem aparecer na vagina, na vulva, no colo do útero e no pênis.

 

Existem mais de 150 tipos de HPV, mas são 12 os tipos de maior risco por estarem relacionados ao desenvolvimento do câncer de colo do útero, vagina, vulva, pênis e ânus.

 

Como ocorre a transmissão?

 

O principal fator de transmissão é o contato com a mucosa ou pele de uma pessoa contaminada, o que ocorre através do contato sexual. Mas não necessariamente apenas por meio da penetração, pois pode acontecer quando há contato das mãos com o genital, da boca com o genital ou do genital com o genital.

 

Quais os sintomas do HPV?

 

Cada paciente manifesta os sintomas de uma maneira. Em algumas pessoas o HPV não apresenta sintomas e o organismo elimina o vírus sozinho. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar sinais como verrugas genitais e lesões que, com o correr dos anos, alguns tipos específicos de HPV podem evoluir  para um câncer.

 

As verrugas podem ou não ser vistas a olho nu. No caso de lesões muito pequenas, é preciso utilizar lentes de aumento para visualização.

 

O surgimento das verrugas ou lesões pode acontecer após alguns meses e, em alguns casos, pode demorar até anos para se manifestar.

 

Diagnóstico

 

Geralmente, o HPV é descoberto em algum exame de rotina urológico ou ginecológico.

 

Quando o médico encontrada alguma lesão, ele indica a biópsia para análise do tecido e DNA do vírus causador da lesão.

 

Quais as possibilidades de tratamento?

 

De acordo com o tipo de manifestação do HPV, os tratamentos mais comuns são:

 

– Creme: lesões pequenas e em pequena quantidade. As mais extremas são tratadas com cremes e ácidos.

 

– Cauterização: a retirada da verruga pode ser feita através de cauterização a laser. Mas também pode ser realizada através de crioterapia e radiofrequência.

 

Saiba como se prevenir do HPV

 

Existe uma vacina específica para prevenção do HPV. Essa vacina está disponível em clínicas particulares ou em unidades de atendimento do SUS.

 

Outra forma eficiente para se prevenir é utilizar preservativo! Isso porque, como explicamos anteriormente, na maioria dos casos, a transmissão acontece por meio das relações sexuais.

 

DICA CBU: Faça um acompanhamento periódico com o seu médico, pois a possibilidade do diagnóstico precoce faz da lesão ser altamente tratável.

Para agendar uma consulta com um dos urologistas do CBU, ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento on-line.