Higiene masculina

Higiene masculina – sua saúde íntima começa aí

Não precisar sentar no vaso sanitário e muito menos usar papel higiênico para se secar ao urinar são as “vantagens” que muitos homens acham que possuem em relação às mulheres na ida ao banheiro.

Porém, o que é tido como facilidade, é na verdade um mau hábito criado pelo público masculino.

Após a micção, é necessário secar o pênis para que ele não fique úmido. Dessa forma, evita-se a proliferação de fungos e bactérias. Neste momento, a higiene íntima é fundamental.

Veja, a seguir, como pequenos cuidados no dia a dia podem garantir a higiene adequada da região íntima. E, mais do que isso, evitar doenças e infecções no futuro.

No banheiro                                                 

Lavar as mãos é uma conduta de higiene indicada antes e depois de urinar. Isso porque as mãos possuem muitas bactérias que, se levadas a região peniana, causam infecções. Então, é extremamente importante estarem limpas ao entrarem em contato com a região íntima.

No banho

A hora do banho também é fundamental na rotina de higiene. O homem deve ter muita atenção ao lavar o pênis.

Além de evitar mal cheiro, a higienização de forma correta ajuda a prevenir infecções por bactérias e fungos e também previne o câncer de pênis.

Para realizar a higiene adequadamente é preciso retrair a pele que recobre a glande, lavar em volta com sabonete e retirar toda aquela secreção branca que fica na região.

Essa secreção é conhecida como esmegma e é composta de células descamadas, gorduras e óleos que são produzidas pelas glândulas penianas.

Além disso, o momento do banho é uma excelente oportunidade para a realização do autoexame. O homem deve procurar por manchas, verrugas ou mesmo um nódulo mais duro nos testículos.

Após a relação sexual

Outro hábito importante, que muitas vezes é desconhecido pelos homens, é a necessidade de lavar o pênis após a relação sexual para garantir a higiene do local. A lavagem com sabonete ajuda a diminuir as chances de infecção. Isso porque remove o lubrificante do preservativo, os resquícios de secreção vaginal e também o restante de sêmen.

Outras dicas de higiene

Optar por cuecas com tecido de algodão, também é uma boa dica de conforto e higiene. Por ser um tecido orgânico, ele proporciona maior ventilação e diminui a transpiração da região peniana.

Evitar passar muito tempo com roupas de banho molhadas contribui para diminuir a proliferação de fungos e bactérias infecciosos.

Além de causar problemas ao próprio indivíduo, a falta de asseio pode causar problemas para os parceiros sexuais.

As mulheres, por exemplo, devido à anatomia do seu órgão genital, estão mais expostas e correm maiores riscos de sofrer contaminação com fungos e bactérias e de contraírem doenças sexualmente transmissíveis.

Cuidar da sua higiene íntima é um ato de responsabilidade com a sua própria saúde e também a saúde de sua parceira.

Se desejar tirar dúvidas pontuais sobre a saúde do homem, agende uma teleorientação, pelo nosso site.

Para agendar uma consulta com um dos especialistas do CBU ligue para 3046-3690 ou faça o agendamento online aqui.