Cálculo renal / Litíase Urinária

Os cálculos urinários são mais frequentes nos homens do que nas mulheres, acometem indivíduos em todas as faixas etárias, com pico de incidência entre os 20 e 40 anos. Aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres apresentarão sintomas decorrentes de cálculos urinários até os 70 anos, sendo o tipo mais comum o cálculo de oxalato de cálcio.

As mudanças no estilo de vida nos últimos anos, caracterizada pelo sedentarismo, aumento da ingesta de proteína animal e sódio culminando em obesidade, junto ao melhoramento na capacidade de diagnóstico através de exames são as principais explicações para o aumento da prevalência da doença.

O diagnostico da litíase urinária é inicialmente suspeitada pela apresentação clinica: dor forte no flanco ( porção lateral do abdomen ), sangramento urinário, vômitos e em algumas situações febre. Os principais exames que podem ser realizados são a ultrassonografia, radiografia do abdomen e tomografia computadorizada.

O tratamento do paciente com cálculo urinário é amplo e variável de acordo com múltiplos fatores como: tamanho do cálculo, posição do cálculo, IMC do paciente, densidade do cáclulo e outros fatores. O Urologista deve explicar para o paciente sobre as diversas modalidades de tratamento e em conjunto estabelecerem um caminho a trilhar.

Agende abaixo uma consulta e tire suas dúvidas!
Dr. Felipe Delgado / Centro Brasileiro de Urologia
Fone: 11 3045-6436 ou 11 98699-9998.