Câncer nos testículos: conheça a doença que matou Léo Rosa

Ator Léo Rosa falece aos 37 anos 

Na semana passada, infelizmente, tivemos uma triste notícia na mídia brasileira: o ator Léo Rosa faleceu no dia 09 de março, aos 37 anos, após uma luta de 3 anos contra o câncer nos testículos.

Segundo as informações, a doença se espalhou por outras áreas do corpo e o ator acabou não resistindo.

Assim como muitos homens, ele descobriu a doença em 2018 durante a realização de exames para outros tipos de problemas de saúde e, desde então, vinha realizando sessões de quimioterapia e tratamentos alternativos para tentar reverter o quadro.

Sintomas

Os sintomas mais comuns do câncer de testículo são:

– Inchaço ou nódulo no testículo: surge um nódulo em um dos testículos ou um dos testículos fica inchado ou aumentado. Pode causar dor, mas nas maioria dos casos isso não ocorre.

 – Dor ou crescimento da mama: é raro, mas esse sintoma ocorre porque certos tipos de tumores secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.

Alguns sinais mais graves podem indicar uma situação de câncer mais avançada:

  • Dor constante nas costas;
  • Sensação de falta de ar ou tosse frequente;
  • Dor constante na barriga.

Esses sintomas são mais raros de ocorrer e, geralmente indicam que o câncer se espalhou para outros locais como nódulos linfáticos, pulmão ou fígado, por exemplo.

Causas do câncer nos testículos

Ainda não há uma resposta definitiva sobre o que causa o câncer nos testículos, porém alguns fatores podem aumentar o risco de um homem desenvolver o problema:

  • Ter um testículo que não desceu;
  • Ter histórico familiar de câncer de testículo;
  • Já ter tido câncer em um testículo;
  • Estar na faixa etária entre 20 e 34 anos.

Tratamento

O câncer nos testículos tem a possibilidade de cura, na maioria dos casos, mesmo quando ocorrem metástases. No entanto, a indicação do tratamento varia de acordo com a evolução da doença em cada paciente. Pode ser indicado sessões de radioterapia, quimioterapia ou cirurgia.

É importante informar que este tipo de câncer costuma ocorrer após a adolescência. E, muitas vezes, esses jovens têm vergonha de falar sobre o assunto com os seus pais.

Portanto, aproveitamos para fazer um alerta! Os pais devem estar atentos a qualquer sinal de que algo não vai bem com a saúde do seu filho, especialmente se existe algum fator de risco para o surgimento do câncer.

Recomendamos que os pais agendem uma consulta com o urologista para acompanhamento médico logo no início da adolescência.

Como sempre reforçamos aqui no blog, é imprescindível fazer esse acompanhamento periódico.  

Se tiver alguma dúvida, agende uma consulta e fale com um de nossos especialistas. 

Para agendar uma consulta com um dos urologistas do CBU ligue para 3046-3690 ou clique aqui e faça o agendamento on-line.